Página principal
23-11-2018

Câmara entrega moções de louvor a pessoas e organizações que contribuem com o desenvolvimento do município

  • solene22nov18

    A Câmara de Vereadores realizou na noite desta quinta-feira (22) uma sessão solene para a entrega de moções a pessoas e instituições que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do município. Foram homenageadas cinco pessoas, uma instituição e uma empresa em solenidade presidida pelo vereador Zeca Bombeiro (SD), no Plenário da Casa.

    O parlamentar deu início à entrega das moções, homenageando o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar, pela passagem dos 20 anos de implementação em Santa Catarina. Lembrou que o Proerd só em Blumenau atendeu a 70 mil estudantes e mais de um milhão no Estado. “Vocês merecem nossos parabéns e nosso agradecimento pelo excelente trabalho que realizam. Proerd é a solução”, disse ele, se dirigindo ao comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Jefferson Schmidt, e os responsáveis pelo programa em Blumenau, sargentos Delair Menin e Catarina Cássia de Matos. Foi para elas que a moção foi entregue pelo vereador.

    Convidado a se pronunciar, o comandante Jefferson Schmidt disse que a homenagem transcendia a instituição. “Esta homenagem não é para o 10º Batalhão, é para quem está na linha de frente do Proerd, fazendo do programa aquilo que ele é hoje, eu apenas busco os meios para que eles realizem o trabalho”, afirmou. Em seguida pediu que a sargento Delair se pronunciasse. Ela destacou que o reconhecimento do Legislativo é muito gratificante e ressaltou o apoio que o Proerd recebe do comando do 10 º Batalhão da Policia Militar. “O comando nos disponibiliza tudo que é necessário para o desenvolvimento do Proerd nas escolas”.

    A homenagem seguinte da noite foi feita pelo vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) à Concessionária Honda Takai, pelos 15 anos de fundação em Blumenau. O parlamentar falou sobre o desafio de ser empreendedor no Brasil, a responsabilidade de gerar empregos e construir a economia da nação. “Temos imenso orgulho de oferecer essa singela homenagem a vocês em nome de todos os 350 mil blumenauenses que representamos, com o sentimento de gratidão”, afirmou, ressaltando que ser empreendedor no Brasil é para os fortes.

    A moção foi recebida pela sócia-proprietária Ana Raquel Pfau. Ela agradeceu a todas as autoridades presentes, aos colaboradores da empresa e às suas filhas que também trabalham na concessionária. Agradeceu também as palavras carinhosas proferidas pelo vereador Sylvio, destacando que a Honda Takai atualmente emprega 165 funcionários nas três unidades, sendo 85 apenas na matriz, em Blumenau. Anunciou que a empresa está fazendo investimentos de R$ 1,5 milhão na unidade blumenauense para melhorar o atendimento e os serviços. “A Honda Takai acredita no potencial de desenvolvimento de Blumenau e reitera o compromisso com a cidade, colaborando com o seu crescimento”.

    O vereador Oldemar Becker (DEM) prestou sua homenagem a quatro cristaleiros pela celebração do Dia Municipal do Cristaleiro, comemorado em 7 de Setembro. As moções foram subscritas pelo vereador Marcos da Rosa e entregues a Ademar de Andrade e José de Andrade, que completaram 20 anos de profissão, a Aurino dos Santos Senabio e Marinho de Gasper, respectivamente pelos 25 e 15 anos dedicados ao ofício. O vereador Becker enalteceu a profissão de cristaleiro, ressaltando que ela é considerada um trabalho artístico. Lembrou também a história da profissão em Blumenau, implementada pelo Grupo Hering. “Muitos profissionais aprenderam o ofício e deram continuidade a essa profissão, que transforma desde um simples vidro em objetos grandes e das mais variadas formas”, destacou.

    José de Andrade falou em nome dos demais cristaleiros homenageados. Ele enfatizou a luta do setor para manter viva a função e a indústria cristaleira, que em Blumenau já empregou cerca de cinco mil funcionários. “Hoje são menos de 800. São profissionais que não passam pela escola, são formados em chão de fábrica”, observou, comentando também a luta que os cristaleiros estão travando para a isenção do IPI, uma vez que consideram o trabalho artesanal.

    A última homenagem da noite foi para Thaís de Souza Bonatti, pela conquista do título de Miss Blumenau 2018. A jovem estudante de Direito foi indicada pelo vereador Jens Mantau (PSDB) e faz parte da equipe do gabinete dele.

    O parlamentar rendeu elogios à beleza da mulher blumenauense, reconhecida diversas vezes em concursos estaduais e nacionais, Destacou também a determinação e persistência de Thaís por batalhar pela realização daquilo que deseja. “O mundo está nas mãos de quem está disposto a correr atrás de seus sonhos”, reforçou, salientando que a jovem vai disputar o título de miss de Santa Catarina no próximo dia 1º, em Florianópolis.

    Ao agradecer a homenagem, a miss Blumenau disse que está muito orgulhosa de fazer parte da história da cidade. Destacou que o trabalho na Câmara colabora com o seu crescimento pessoal e profissional. Agradeceu à família pelo incentivo e apoio e pediu aos presentes e aos blumenauenses muita energia positiva para que ela conquiste o título de Miss Santa Catarina.

    A sessão solene será reprisada pela TVL no próximo domingo, 25, às 23 horas, pelos canais 14 da Net e 19 da BTV. Também ficará disponível no site camarablu.sc.gov.br.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Rafael Carrasco | RM CMB