Página principal
30-10-2019

Câmara entrega Comenda Municipal do Mérito da Caridade Papa João Paulo II a cinco entidades do município

  • Papa tamanho

    A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta terça-feira (29), a sessão solene de entrega da Comenda Municipal do Mérito da Caridade Papa João Paulo II. A condecoração é entregue para pessoas e entidades que contribuem com trabalhos voluntários de caráter assistencial, caritativo, filantrópico e de relevância social. A sessão, que aconteceu no plenário, contou com as presenças do presidente do Legislativo municipal, vereador Marcelo Lanzarin (MDB); vice-presidente da Câmara, vereador Bruno Cunha (PSB); segundo secretário, vereador Professor Gilson (PSD); vereador Zeca Bombeiro (SD) e vereador Ito de Souza (PL). Os homenageados foram escolhidos pelos vereadores proponentes, mas todos os parlamentares aprovaram as indicações.

    O vereador Marcelo Lanzarin (MDB) fez a entrega da comenda para a Comunidade Caridade sem Fronteiras. Lembrou que a entidade iniciou suas atividades em 2006 e em 2011 a associação teve a oportunidade de ter a sua sede própria. Apontou que, hoje, são mais de 100 voluntários que realizam um trabalho, junto à comunidade, de estudo e prática do espiritualismo, baseados em aspectos filosóficos, científicos e religioso. Também disse que a entidade exerce atividades de natureza assistencial e de promoção humana, entre outras. Lembrou também que em 2018 a entidade inaugurou o Centro de Estudos Avançados, que é aberto ao público, onde existe uma sala de computação com vagas disponibilizadas para os jovens. Apontou que, atualmente, são 175 famílias atendidas nas regiões mais carentes da cidade. “Não só é feito a entrega de cestas básicas e doações de roupas, mas o trabalho motivacional que é realizado junto a essas famílias por todos os voluntários. É uma satisfação muito grande poder entregar esta singela homenagem, mas que demostra o reconhecimento da Câmara por todo o trabalho que é feito à comunidade”.

    Em nome dos voluntários, a presidente da Comunidade Caridade sem Fronteiras, Rosangela Montagna, agradeceu aos vereadores pela honraria, especialmente o vereador proponente e também agradeceu a todos os voluntários pelo trabalho realizado. Apontou que é difícil transmitir com palavras o que estava sentindo. Explicou que o grupo, que conta com mais de 100 voluntários, costuma-se chamar de sementes de luz, pois propagam o bem desinteressadamente. “Nós iniciamos o nosso trabalho em várias regiões da cidade, onde foi percebido as necessidades mais básicas das famílias que visitávamos. Nós levamos o amor, através do alimento, das palavras e palestras motivacionais, inclusive em um desses momentos, tivemos a presença do vereador Lanzarin, que levou o seu conhecimento sobre saúde”, destacou, acrescentando que a entidade oferece recreação educativa para as crianças, com o propósito de fazerem com que percebam a possibilidade de um mundo melhor, digno de possibilidades e oportunidades de trabalho, de educação e boa vivência. Também recordou que existe uma sala de informática para que as crianças e adolescentes possam ter conhecimento de informática.

    O parlamentar Ito de Souza (PL) homenageou a Associação dos Colorados de Blumenau. Ele lembrou que teve a honra de homenagear a associação na passagem dos 10 anos de fundação. Disse que a associação serve de exemplo para outros clubes, desejando que os demais também façam este trabalho social e de coração que essa entidade faz, o que é arrecadado nos eventos realizados é destinado a entidades e pessoas que necessitam. “Eu torço para que todos os clubes tentem fazer este trabalho social que vocês fazem. Por conviver, por conhecer esta entidade, prestigiar os eventos que vocês fazem, por acompanhar o que vocês fazem em prol da população carente é que eu dedico esta honraria”, apontou, dizendo que ficou muito contente de homenageá-los e trouxe um vídeo de agradecimento de uma escola e uma entidade que a associação ajudou para destacar o trabalho que faz em prol do município.

    O presidente da Associação dos Colorados de Blumenau, Gelson José Franceschi disse que a associação nasceu em 2007 com um grupo de torcedores do Colorado, que começaram a se reunir para assistir os jogos de futebol, mas que perceberam a necessidade de fazer algo mais em prol da sociedade, sem deixar a paixão pelo esporte de lado. Em 2012 foi declarada de utilidade pública. Agradeceu os vereadores pela honraria, em especial o vereador Ito de Souza e também as entidades mencionadas. Também agradeceu o representante da ABCelesc Blumenau, que cede um espaço para a entidade fazer os eventos e se organizar para o trabalho com as entidades e famílias carentes. “Eu sonho no dia em que não precisasse mais ser feito este trabalho e que todos pudessem ter o necessário para se manter e ter uma vida com dignidade, mas enquanto este dia não chega devemos sempre dar um pouco de nós como forma de agradecer o dom divino de termos uma vida, de termos dignidade, de termos a capacidade e a sabedoria de podermos ajudar essas pessoas”, apontou, divulgando que a associação vai fazer uma pastelada, no dia 8 de novembro, para arrecadar recursos para o Natal Solidário. Neste ano foi escolhida a Casa de Repouso Menino Jesus como uma das entidades a serem auxiliadas.

    O vereador Zeca Bombeiro (SD) prestou homenagem à Casa de Repouso Vida e Amor. Disse que é uma grande honra poder homenagear a entidade com uma equipe se dedica e se empenha pelo bem dos idosos. ‘É imensurável a quantidade de doenças e males que foram evitados aos idosos atendidos naquela casa de repouso, somente com pela Casa Vida e Amor socialização e atividades de bem-estar que proporcionam a todos”, assinalou, destacando ainda a infraestrutura da entidade, com o prédio todo adaptado para as condições dos pacientes.
    O enfermeiro Odair Silva, representante da Casa de Repouso Vida e Amor, foi quem recebeu a comenda em nome de todos que trabalham na entidade. Disse que a casa de repouso funciona há 23 anos e que o tratamento carinhoso e amoroso aos pacientes é o diferencial da entidade, que conta com uma equipe multidisciplinar. Destacou que o momento era de emoção e de muito agradecimento pela indicação da comenda.

    O vereador Bruno Cunha (PSB) entregou a honraria para a Associação dos Amigos do Hospital Santo Antônio (ASA) pelo projeto Casa do Aconchego, que oferece hospedagem e atendimento às mães das crianças internadas. O vereador explicou que a ASA é uma iniciativa de alguns empresários e cidadãos blumenauenses preocupados com o bem-estar e com a saúde da população dos 14 municípios da região do Médio Vale do Itajaí. Lembrou que oficialmente a ASA existe desde setembro de 2016 e que a Casa do Aconchego foi o primeiro projeto desenvolvido para cuidar das mães cujos filhos estão em tratamento nas UTIs neonatal e pediátrica. “Dão aconchego às mães no momento que elas mais precisam”, afirmou, parabenizando toda a equipe e voluntários que auxiliam a Casa do Aconchego.

    Ernoe Eger, presidente da Casa do Aconchego, foi quem recebeu a comenda das mãos do vereador Bruno Cunha. Muito emocionado, Renê ressaltou que a Comenda da Caridade João Paulo II é a forma que os vereadores encontraram para fazer brilhar o trabalho dos outros. Sobre a Casa de Aconchego disse que o local não dá apenas cama e comida, mas ali as mães recebem carinho, amor, espiritualidade e consolo. Também destacou que naquela casa se vive muitas experiências alegres e tristes e contou alguns casos para exemplificar as situações pelas quais passam muitas mães que ali encontram sempre acolhida. “Gostariam que vocês visitassem a Casa de Aconchego. Quem entra lá não sai igual”, enfatizou. A gradeceu a honraria e dedicou à equipe que trabalha na entidade e fez questão de citar o nome de todos.

    O vereador Professor Gilson de Souza (PSD) prestou a homenagem à ABCelesc Blumenau. O parlamentar lembrou de todas as entidades que a associação ajuda com o evento “Feijoada do Bem”. Disse que falaria especialmente da contribuição que foi feito para a sua comunidade. “Se as famílias da minha comunidade não passaram frio no último inverno foi por causa de vocês, do trabalho voluntário, do amor e da caridade que vocês proporcionam a quem precisa, esquecidos por trás dos morros”, afirmou.

    O parlamentar também citou uma frase de São Agostinho: “Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar”. Disse que isso que a Feijoada do Bem promove; “Ela dá o que pode ser dado, seja roupas, alimentos. Nós somos gratos a todos vocês pelo bem que fazem”, salientou.

    Ao agradecer a homenagem, o presidente da ABCelesc Blumenau, Djair Rodrigues França, explicou que a entidade tem a palavra “beneficente” no nome e que a palavra tem um significado amplo. “A beneficência é uma grande virtude que devemos desenvolver e cultivar”, destacou, sugerindo que as pessoas devem cultivar as suas virtudes e combater os seus vícios, porque assim a humanidade será melhor e será possível construir uma sociedade mais justa e perfeita. Finalizou seu pronunciamento com a palavra “gratidão”.

    A solenidade será reprisada pela TVL, nesta quarta-feira, dia 30, às 19h45 no canal 14 da NET. Também ficará disponível no site camarablu.sc.gov.br.

    Sobre a Comenda

    A comenda foi criada através do Decreto Legislativo nº 863/2015. A homenagem leva o nome do Papa João Paulo II que foi pontífice por 26 anos. Nascido na Polônia em 1920, João Paulo II faleceu em 2006 aos 84 anos e em 2014 foi canonizado pela Igreja Católica.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB