Página principal
21-11-2018

Câmara entrega Comenda do Mérito Turístico Carlos Curt Zadrozny

  • solene20nov18

    A Câmara de Vereadores de Blumenau entregou, na noite desta terça-feira (20), a Comenda Municipal do Mérito Turístico Carlos Curt Zadrozny a duas instituições que se destacaram na prestação de serviços no ramo do turismo de Blumenau e região.

    A primeira comenda foi entregue pelo vereador Professor Gilson (PSD) à Transportes Executivo LTDA, tendo sido subscrita pelos vereadores Ricardo Alba (PSL) e Jovino Cardoso (PROS). O vereador destacou a atuação da empresa, que atua no ramo de transporte de pessoas desde 1991. “Temos belezas raras na nossa cidade e a cultura de Blumenau é linda. Os turistas falam muito bem da nossa cidade, mas eles só voltam à cidade quando temos prestadores de serviços como a Executivo, que faz um ótimo trabalho atendendo muito bem esse cliente”, assinalou. Disse que já teve a oportunidade de utilizar os serviços da empresa e verificou que a Transportes Executivo ajuda a “vender” a cidade, além de se destacar pelo bom atendimento e parcerias firmadas com diversas instituições do município. Afirmou que espera que a homenagem sirva pra incentivar outros prestadores de serviço a prestar um atendimento de alto nível. Ao final, apresentou um vídeo sobre a empresa, seu histórico e área de atuação.

    Salete Maria da Silva Piaz, proprietária da empresa, destacou que ela e seus sócios, Evandro e Eleonita Mayer, estavam felizes em receber essa comenda em nome da sociedade blumenauense. “Ofereço essa comenda aos nossos colaboradores, ACIB, CDL, Sindilojas, Convention Bureau, aos agentes de viagem, guias de turismo e demais entidades que sempre nos apoiam”, disse. Também lembrou que teve a oportunidade de trabalhar ao lado do ex-prefeito que dá nome à comenda, cujo filho fundou a Transportes Executivo. Ao final, agradeceu aos vereadores pela homenagem.

    O vereador Jens Mantau (PSDB) entregou a comenda à ACCTB – Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau. A proposta foi subscrita pelos vereadores Bruno Cunha (PSB) e Ito de Souza (PR). O parlamentar ressaltou que a história da associação se confunde com a dos clubes mais antigos, mas atualmente ela acompanha as ações que o município promove na área do turismo ligado às tradições germânicas. “Essas pessoas se doam semanalmente na preparação de suas festas, que demandam um planejamento anual”, afirmou, lembrando que a associação também faz parte do Conselho de Turismo e é responsável pela implementação e monitoramento do Plano Municipal de Turismo, além de muitas outras frentes. Apresentou um vídeo com depoimentos de pessoas ligadas aos clubes e às tradições falando sobre a atuação dessa associação.

    O presidente da ACCTB, Moacyr Flor, fez um breve resumo da associação, fundada em 1987, e lembrou de nomes que ajudaram a instituição a ser o que é atualmente, destacando que a família Mantau sempre está prestigiando os clubes de Caça e Tiro da cidade. Falou da importância da realeza que representa os clubes em todos os eventos que participa, e também de todas as atuações da ACCTB, inclusive do Museu dos Clubes de Caça e Tiro. “Agradeço à Câmara por todo apoio que dá aos clubes não só hoje, nesta homenagem, mas a Câmara está sempre envolvida com a Associação”.

    A rainha da ACCTB, Sasha Benner Bauer, usou a tribuna para agradecer a comenda. Também destacou o trabalho desenvolvido. “Sei o quanto os clubes de caça e tiro são importantes para a tradição e para a cultura de Blumenau. Estar vivenciando essa experiência é muito gratificante, somos recebidas com muito carinho nos clubes todos os fins de semana e isso nos faz ter ainda mais amor pelo trabalho que desenvolvemos”.

    O secretário de Desenvolvimento Social, Oscar Grottmann, também ocupou a tribuna e relembrou a atuação do ex-prefeito Carlos Curt Zadrozny, ressaltando que essa homenagem era uma merecida lembrança. “Estamos fortalecendo o turismo de Blumenau e os homenageados são responsáveis por isso. Há anos atrás a cidade era muito reconhecida por ser turística e agora estamos resgatando isso”, afirmou.

    A sessão solene será reprisada pela TV Legislativa neste sábado (24), às 21h15, nos canais 14 da Net e 19 da BTV. Também ficará disponível no site da Câmara: camarablu.sc.gov.br.

    Sobre a Comenda
    Carlos Curt Zadrozny foi prefeito de Blumenau entre 1966 e 1970. Ficou conhecido como “idealizador de projetos”, pois teve participação intensa na Furb e na Comissão Municipal de Turismo, além de dar continuidade às obras da Beira-Rio. Foi ele que iniciou as políticas de estímulos fiscais a indústria e ao comércio. Em 1967 criou a Comissão Municipal de Turismo de Blumenau, marcando o início do fomento ao turismo como atividade de negócios. Para homenageá-lo, a Câmara criou uma Comenda Municipal com o seu nome para reconhecer o trabalho de pessoas físicas e jurídicas que se destacaram na prestação de relevantes serviços turísticos, em defesa ou trabalhos científicos, e que tenham contribuído de forma relevante na divulgação, no desenvolvimento e no engrandecimento do município de Blumenau.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Rafael Carrasco | Imprensa CMB