Página principal
09-12-2015

Câmara entrega 16 Moções de Louvor em Sessão Solene

  • solene08dez15

    A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou, na noite desta terça-feira (8), mais uma Sessão Solene para entrega de moções de louvor. A solenidade homenageou empresas, instituições, entidades e personalidades da cidade. Participaram o presidente Mário Hildebrandt (PSB), os vereadores Adriano Pereira (PT); Fábio Fiedler (PSD); Ivan Naatz (PDT); Jefferson Forest (PT); Jens Mantau (PSDB); Marco Antônio Wanrowsky (PSDB); Oldemar Becker (sem partido); Roberto Tribess (PMDB) e Robinsom Soares (PSD).

    O vereador Adriano Pereira entregou a primeira moção da noite. Ele homenageou a estudante do quarto semestre da faculdade de Tecnologia Senai Blumenau em design de moda, Sabrina de Oliveira Bublitz. Contou um pouco de sua história e destacou que foi selecionada para participar do Senai Brasil Fashion em junho de 2015. “Você tem um futuro brilhante pela frente. Sabrina nunca mediu esforços para alcançar seus objetivos. Ela não imaginou ser finalista, mas quem se esforça, consegue. Por isso você é digna dessa homenagem. Além de alcançar seu sonho, bem representou Santa Catarina”. Sabrina agradeceu a todos que a apoiaram durante o evento e também a homenagem pela Câmara de Vereadores. “Eu não esperava ser homenageada. Como é bom saber que as pessoas estão vendo o nosso trabalho. Foi muito bom representar o Estado na área da moda. Saber que temos informações e podemos levar para o Brasil. Foi um prazer levar um pouco da nossa cultura. O trabalho foi grande, mas eu faria tudo novamente”, afirmou.

    Marco Antônio Wanrowsky homenageou a empresa Taschibra pela passagem de seus 20 anos de fundação. “É uma empresa que gera emprego e renda para Blumenau e região. É importante essa marca de duas décadas. Eu quero estender essa homenagem aos mais de 600 colaboradores internos. A Taschibra tem uma visão moderna de gestão, trabalhando a sustentabilidade, além de apoiar o esporte a nível estadual”. Representante da empresa, Afonso Schreiber, apontou que o que mais o deixa orgulho nesse tempo é a maneira sustentável como trabalha. “Eu lutei mais de cinco anos para que a minha empresa se tornasse o que é hoje. Tudo o que produzimos atualmente é reciclado. Espero servir de exemplo para outros empreendedores também”, argumentou.

    O vereador Fábio Fiedler entregou quatro moções de louvor para personalidades envolvidas com o basquetebol e voleibol da cidade. Os homenageados foram João Almeida Camargo Neto, Álvaro Portugal de Oliveira, Carlos Henrique Brito de Oliveira e Sérgio Luis Corrêa Carneiro. O parlamentar destacou que entre esses homenageados se acumulam mais de 120 títulos esportivos de Blumenau. Disse que a vida de muitos adolescentes, alunos e crianças foram transformadas com os ensinamentos deles. “Essas pessoas aprenderam a compartilhar, a respeitar o próximo e a superar os seus limites. Tenho certeza que a convivência deles com vocês transformou a vida de cada um”, apontou.

    João Almeida Camargo Neto agradeceu a homenagem. Disse que aquilo que mais o deixa orgulhoso foi o trabalho honesto que faz há quase 35 anos. “O importante é você ser uma pessoa de bem e levar os valores aprendidos adiante”. Álvaro Portugal de Oliveira agradeceu a Deus, a família, aos dirigentes, colegas de trabalho, professores, alunos, ao poder público e Câmara de Vereadores pela homenagem. Disse que é uma forma de reconhecimento e valorização. Carlos Henrique Brito de Oliveira falou que se sentiu emocionado. Contou como surgiu a sua primeira atuação no voleibol e informou que tudo o que conquistou na vida foi graças ao esporte. “Como técnicos somos responsáveis pelos adolescentes e crianças a trilhar pelos caminhos certos, preservando pela verdade, coerência e ética. Esses são valores preservados para a formação de atleta e de cidadão”, explicou, agradecendo a todos os vereadores. Sérgio Luis Corrêa Carneiro agradeceu aos pais, a Deus, à família, aos colegas de trabalho, aos patrocinadores e aos atletas que sempre o apoiaram.

    Maria Salete Furtado foi homenageada pelo vereador Robinsom Soares pelos relevantes serviços prestados à comunidade. Ele apresentou um vídeo com depoimentos de conhecidos sobre esses trabalhos. “Essa homenagem é um reconhecimento pelo seu empreendedorismo, sua ousadia, sua dedicação em favor das várias entidades da cidade, buscando um mundo mais justo e fraterno”. A homenageada agradeceu ao vereador autor da homenagem e disse que doar-se ao próximo é o caminho para melhorar a comunidade.

    Robinho também entregou moção de louvor ao diretor da Escola de Educação Básica Dr. Max Tavares D’ Amaral, Arquimedes Alves dos Anjos. O parlamentar disse que ele atua nesta função desde 2009. Falou dos desafios e trabalhos desenvolvidos naquela comunidade, mostrando um vídeo com depoimentos de colegas de equipe. “Seu maior desafio é transformar os alunos em cidadãos com princípios morais e éticos, respeitadores do próximo e bem preparados intelectualmente”. O gestor agradeceu aos pais, aos vereadores e a equipe de trabalho. “Eu não conseguiria fazer tudo sozinho, é necessária uma equipe que abrace a causa da educação, transformando a vida da sociedade”.

    O vereador Ivan Naatz prestou homenagem a Telmo Duarte (in memoriam) pelo exemplo de homem público que foi e pelos serviços prestados à cidade de Blumenau. Também estendeu a honraria para a família dele. “É o reconhecimento pela sua dedicação, pelo seu trabalho e pelo exercício de cidadania. Ele foi uma figura marcante na história de Blumenau. O seu recente falecimento comoveu a todos. Nunca vamos esquecer das suas batalhas dentro da Defesa Civil, principalmente durante a catástrofe de 2008. É uma pena que a Câmara de Vereadores prestou essa homenagem só agora. Muito obrigado por tudo que você realizou pela cidade”, justificou. O filho Telmo Duarte Júnior agradeceu ao parlamentar pela homenagem e falou da atuação do pai na cidade. “Ele foi um exemplo de homem, meu herói e amigo. Todos sabemos como era um profissional dedicado, prestativo e humilde no seu dia a dia de trabalho. O que mais me emocionou foi a repercussão da sua partida e como era reconhecido em Blumenau”.

    Ivan Naatz também homenageou a Banda Velhos Camaradas por preservar a cultura alemã na cidade. “Um povo sem cultura, história e tradições é como um livro sem palavras. Os grupos de manifestações folclóricas mantêm viva e fazem recordamos a história da cidade. Eu me orgulho da história de Blumenau. Este ano, o grande destaque da Oktoberfest foi esse grupo”, recordou. O vice-coordenador da Banda Velhos Camaradas, Edson Wruck, agradeceu aos vereadores pela honraria. Também destacou que a trajetória do grupo que é dividida em duas fases, a banda e o coral.

    A Escola Básica Municipal Pastor Faulhaber recebeu homenagem do vereador Jens Mantau (PSDB) pelos 50 anos de fundação e dedicação ao ensino. “A educação é a arma mais poderosa, da qual se pode mudar o mundo. Por isso faço esse reconhecimento ao educandário”, disse, apresentando a história da unidade de ensino. Também mostrou um vídeo com depoimentos de alunos e professores. A diretora da Escola Básica Municipal Pastor Faulhaber, Maria Verônica Camelo, agradeceu a honraria. “A nossa escola faz parte da história de Blumenau. Nesse período se vem preparando o cidadão para um futuro promissor, buscando a qualidade de ensino e comprometimento com a educação. Isso só é possível com toda a comunidade escolar”, argumentou.

    O músico e compositor Luiz Vicentini recebeu a horaria do vereador Roberto Tribess pelo empenho na promoção da paz. O parlamentar discorreu sobre a trajetória do homenageado. Destacou que o músico colaborou com a cidade, levando a mensagem da paz, por meio da canção “Show pela Vida”, tema do setembro Branco, mês dedicado à promoção da paz. Beto Tribess também mostrou o clipe da música. O homenageado agradeceu o reconhecimento dado pela Câmara de Vereadores. “Eu tenho a necessidade de escrever e cantar porque me eleva e é a minha oração. Estou há 27 anos em Blumenau, tenho essa terra no coração. Jamais esperei receber essa homenagem e estou muito feliz com isso”.

    O vereador também homenageou a aluna Milena Beatriz Cardoso pela conquista do prêmio “Educação Para o Trânsito” – 4ª Edição Fenabrave-SC. Destacou que a aluna e sua irmã gravaram um vídeo, concorreram com 57 escolas e colocaram Blumenau e a EEB Prof Heriberto Joseph Müller no lugar mais alto do pódio. “É com coragem e com atitude que você colocou a escola no primeiro lugar desta conquista. Com certeza conquistou bons investimentos para o educandário”, afirmou. A homenageada agradeceu o reconhecimento pela conquista do prêmio de um prêmio tão importante.

    O vereador Jefferson Forest entregou uma moção à Pastoral da Juventude pelos seus 15 anos de fundação na Diocese de Blumenau. Salientou que na caminhada política conheceu diversas pessoas ligadas a PJ no país. Informou que a PJ foi criada com influências da teologia da libertação e da pedagogia do oprimido. Destacou o papel da militância dos jovens da Igreja Católica que buscam a construção de um ser humano mais justo e mais consciente do seu papel na sociedade. Representando a Pastoral da Juventude, o secretário diocesano, Willian Pereira Rocha, destacou que a juventude é uma importante fase da vida e por isso a pastoral considera fundamental que os jovens tenham acesso a políticas públicas de qualidade. Enumerou alguns avanços e atividades em prol da Juventude no país. Também colocou a posição contrária da pastoral à redução da maioridade penal. Agradeceu a homenagem que também foi de autoria do vereador Adriano Pereira e aprovada pelos demais parlamentares.

    A Patota Na Farra foi homenageada pelo vereador Oldemar Becker (sem partido) pelos seus 10 anos de fundação. “A patota está fazendo um papel lindo, por isso, eu tenho orgulho de homenagear vocês nesta data especial”. Representando a Patota Na Farra, Rejane Tanira, disse que as mulheres participantes do time buscaram no esporte não só uma forma de lazer, mas também de independência, de mostrar o seu espaço na sociedade de forma unida.

    O presidente Mário Hildebrandt (PSB) homenageou o Jornal O Caminho pelos 30 anos de fundação. Falou da importância do veículo e de seus fundadores. “O veículo, segundo seu editorial, expressa o sentido que o amor é o segredo da boa comunicação”, desejou que Deus continue abençoando o trabalho dos pastores para que a palavra de Deus continue sendo pregada a mais de 20 mil famílias. O diretor geral do veículo, Pastor Anildo Wilbert, agradeceu a honraria. “O nome do periódico “O Caminho” faz lembrar dos primeiros seguidores de Jesus Cristo. Esse é o espirito que nos move. Ser um testemunho de Jesus que veio trazer vida em abundancia a todos”. Finalizou agradecendo a equipe e todos os leitores que proporcionam a continuidade do Jornal O Caminho.

    A sessão será reprisada neste sábado (12), às 21h, nos canais 14 da NET, 19 da BTV e também ficará disponível no site camarablu.sc.gov.br.

    Fonte e Foto: Assessoria de Imprensa CMB