Página principal
24-11-2017

Câmara de Vereadores homenageia os 60 anos da Revista Blumenau em Cadernos

  • 24112017

    A Câmara de Vereadores realizou na noite dessa quinta-feira (23), uma sessão solene em homenagem aos 60 anos da Revista Blumenau em Cadernos, produzida pela Fundação Cultural e considerada um referencial para a pesquisa do cotidiano, biografias, política, educação, cultura, sociedade e história da região do Vale do Itajaí. A solenidade foi proposta pelo vereador Sylvio Zimmermann (PSDB), que presidiu a sessão, requerida pelo Requerimento Nº 1.247 e aprovada pelos demais parlamentares.

    Autoridades políticas e das áreas de educação e cultura do município, e também representantes dessas áreas em nível estadual, acompanharam a solenidade. Entre elas o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), os ex-prefeitos João Paulo Kleinübing (PSD), Félix Theiss e Vitor Fernando Sasse. Também o reitor da FURB, João Natel; o presidente da Fundação Cultural de Blumenau (FCB) Rodrigo Ramos; a diretora do Arquivo Histórico e da Revista Blumenau em Cadernos, Sueli Petry, além de outros ex-presidentes e servidores da FCB e colaboradores da Revista Blumenau em Cadernos participaram da homenagem. Além do vereador proponente, estiveram presentes à solenidade os vereadores Oldemar Becker (DEM), Jens Mantau (PSDB) e Lenilso Silva (PT).

    Na oportunidade foram assinados dois convênios de cooperação técnica entre a Prefeitura de Blumenau, por meio da FCB, e o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.  Um dos convênios vai possibilitar a digitalização e a disponibilização para consulta on-line de todas as publicações da revista de 1957 até 2000, passando a fazer parte da Hemeroteca Digital Catarinense. O outro convênio vai disponibilizar a pesquisa on-line dos jornais que circularam na cidade no século passado.

    O vereador Sylvio Zimmermann disse que era uma grande honra e prazer conduzir a sessão solene de tamanha magnitude. “É de fato muito importante estar ao lado de pessoas que admiro desde criança e também com aqueles que estive ao lado recentemente e por pouco tempo, quando tive a honra de ser presidente da Fundação Cultural, mas com quem criei um vínculo muito forte”, afirmou. Destacou que a Revista Blumenau em Cadernos, ao longo desses 60 anos, passou por profundas transformações, e que o momento é também para render um tributo ao fundador da publicação, José Ferreira da Silva.  “A semente plantada por José Ferreira da Silva continua germinando e crescendo. Que possamos celebrar por muitos e muitos anos ainda a continuação dessa revista”, assinalou.

    A diretora do Arquivo Histórico, Sueli Petry, também diretora da Revista Blumenau em Cadernos, considerou que a publicação é uma provocação de resistência frente às novas mídias e dinâmicas virtuais do mundo globalizado. Disse que é um desafio para a FCB sustentar um periódico por 60 anos de forma consecutiva. “Estamos aqui comemorando um momento único e merecedor de júbilo”, afirmou, ressaltando que as edições digitalizadas vão facilitar o acesso aos leitores e pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, além de dar mais visibilidade a publicação.

    O presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Rodrigo Ramos, assinalou que com o convênio firmado com a Fundação Catarinense de Cultura, a cidade ganha um presente, acrescentando que o momento entrou para a história contemporânea de Blumenau. “Com a digitalização estamos trazendo uma nova dinâmica: a da era digital, e a revista se consolida nessa plataforma sem perder seu foco. Com isso, a nossa intenção não é eliminar a produção e o conteúdo impresso, mas sim ampliar a pesquisa, o acesso à leitura, à cultura e à produção científica. Atualmente recebemos visitantes das mais variadas partes do mundo que vem a Blumenau para pesquisar e conhecer mais sobre a nossa história. Sendo assim, essa ferramenta vai nos ajudar a espalhar ainda mais essas informações”, destacou. Logo após, ele entregou um certificado de mérito para pessoas e entidades que se destacaram e contribuíram para que a Revista Blumenau em Cadernos se consolidasse como a mais importante publicação histórica do Vale do Itajaí e uma das mais importantes do país.

    O coordenador técnico da Hemeroteca Digital Catarinense, Alzemi Machado, representou o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Rodolfo Pinto da Luz. Ele ressaltou a importância do convênio para a Hemeroteca Catarinense e da satisfação em armazenar uma das mais respeitadas publicações científicas da memória e da história de Santa Catarina e do Vale do Itajaí. Afirmou que a revista é uma preciosidade pelo valor histórico que representa e destacou também o arquivamento digital dos jornais antigos, porque são publicações que marcaram a trajetória e o desenvolvimento de Blumenau.

    O ex-prefeito João Paulo Kleinübing destacou a importância da homenagem pelo reconhecimento público à Revista Blumenau em Cadernos e a abnegação das pessoas que tornaram a periodicidade possível. “Uma das coisas que nos define como sociedade é a nossa memória e história comum preservadas, o que nos permite avançar e olhar em direção ao futuro”, comentou, desejando que a revista avance no meio digital para poder continuar a preservar “nossa memória e naquilo que nos define”.

    O prefeito Napoleão Bernardes parabenizou a todos que das mais diferentes formas contribuíram para a construção da Revista Blumenau em Cadernos e disse que o momento era revestido de muita peculiaridade. Ele salientou que a publicação oportuniza o acesso imediato à história, às crônicas, aos ensaios, memória viva de Blumenau. Também agradeceu ao governo do Estado pela celebração dos convênios e ao presidente da Associação dos Amigos da Revista Blumenau em Cadernos, Darlan Jevaer Schmitt, por ter sido o grande articulador para que os mesmos se realizassem. “Essa guinada da Revista Blumenau em Cadernos para o meio digital vai potencializar o acesso para mais pessoas, que vão poder descobrir o valor extraordinário desse documento. Vida longa à essa obra que tanto orgulha a todos nós”.

    A solenidade será reprisada pela TV Legislativa neste domingo (26), às 23 horas, pelos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também está disponível abaixo.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB