Página principal
17-07-2015

Câmara de Vereadores entrega Título de Cidadão Blumenauense ao desembargador Nelson Juliano Schaefer Martins

  • solene_schaefer

    Na noite desta sexta-feira (17), a Câmara de Vereadores de Blumenau realizou uma Sessão Solene para entrega do título de “Cidadão Blumenauense” ao desembargador Nelson Juliano Schaefer Martins, pelos relevantes serviços prestados ao município de Blumenau.

    A homenagem proposta pela Mesa Diretora através do Decreto Legislativo nº 906, contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hildebrandt (PSD); vereador, Robinsom Soares (PSD); prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB); secretário Regional, Cássio Quadros (PSD); deputado federal e secretário de Saúde, João Paulo Kleinubing (PSD); deputado estadual, Jean Kuhlmann (PSD); deputado federal, Décio Nery de Lima (PT); deputada estadual, Ana Paula Lima (PT); presidente da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), Carlos Tavares D’Amaral, além de outras autoridades.

    O desembargador é natural de Tubarão e ocupa o cargo de presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina desde o início de 2014. Atuou por aproximadamente dez anos na Comarca de Blumenau como Juiz de Direito perante a 3ª Vara Cível, que na época também respondia pelos feitos da Fazenda; na Vara da Família, Menores e Registros Públicos; na 2ª Turma de Recursos dos Juizados Especiais, além de ter lecionado em instituições de ensino superior da cidade. O desembargador Nelson Juliano Schaefer Martins também assumiu como governador interino em dois períodos: de 23/05/14 a 01/06/14 e de 01/09/14 a 06/10/14.

    O presidente do Legislativo blumenauense e proponente da homenagem, Mário Hildebrandt, destacou que o homenageado tem em sua história uma vida dedicada a defender os mais diversos segmentos da sociedade. “Sua contribuição jurídica é reconhecida em todo o território nacional. Ele vê a justiça como uma forma de alcançar a paz social. Atuando com uma postura, simpática e serena deixou sua marca também em Blumenau. Sua dedicação e competência não poderiam ter o conduzido a outro local se não o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o mais alto posto da justiça catarinense.” O presidente exibiu um vídeo que apresentou a história do homenageado e depoimentos de amigos e companheiros de trabalho.

    O presidente da ACIB, Carlos Tavares D’Amaral, disse que “quem recebe o reconhecimento de uma cidade em que escolheu viver e trabalhar é porque deixou uma marca singular. Ele é uma pessoa do bem. É duro mas sem perder a doçura”. O secretário de Saúde, João Paulo Kleinubing, disse “nos primórdios a “homenagem” foi criada para criar um vínculo insolúvel entre duas pessoas. Espero que o desembargador continue levando o espírito da cidade que o acolheu durante muitos anos”, afirmou.

    O vereador Robinsom Soares, mencionou “esse é um reconhecimento singelo mas que reflete o coração de todos os blumenauenses, que têm como espelho uma pessoa que trabalha por uma Santa Catarina melhor”. O prefeito Napoleão Bernardes comentou “ele escolheu a cidade de Blumenau como sua e sempre destacou as qualidades da nossa gente, incentivando e lutando pelo município. Por este motivo consagramos algo que já é notório e incontestável, como cidadão blumenauense”, reiterou.

    O desembargador, Nelson Juliano Schaefer Martins, destacou que seu vínculo com a cidade iniciou muito antes de atuar como juíz. “Com a ajuda dos amigos e irmãos de Blumenau fui galgando postos na minha carreira e hoje tenho o privilégio de presidir o Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Minha família viveu os momentos mais felizes em Blumenau.” Ressaltou que tanto na maçonaria quanto em sua vida profissional aprendeu a buscar sempre a justiça. Disse que apesar do momento difícil que o país vive “a cidade de Blumenau possui os melhores exemplos de trabalho e superação”. Falou da solidariedade, cordialidade, confiança do povo catarinense e agradeceu aos depoimentos carregados de emoção, “aos que disseram que eu já era blumenauense de coração, falaram a mais pura verdade”, finalizou.

    A Sessão Solene que foi transmitida ao vivo pela TV Legislativa será reprisada neste sábado (18), às 21 horas e no domingo (19), às 23 horas, pelos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também ficará disponível no site da Câmara.

    Fonte/Foto: Assessoria de Imprensa CMB