Página principal
21-10-2013

Câmara de Vereadores entrega moção de reconhecimento ao senador Paulo Paim

  • paim banner

    A Câmara de Vereadores realizou na noite da última sexta-feira (18) audiência pública extraordinária para homenagear o senador Paulo Piam (PT/RS), autor do projeto que criou o Estatuto do Idoso. A homenagem, em parceria com a Asaprev (Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Blumenau), teve o objetivo de reconhecer o trabalho em defesa da classe. O encontro atende requerimento do presidente da Casa, vereador Vanderlei de Oliveira (PT). Na oportunidade foi entregue uma moção de reconhecimento ao senador.

    Assista a matéria jornalística produzida pela TV Legislativa.

    Assista, na íntegra, o vídeo da audiência pública extraordinária.

    O presidente da Asaprev, Hildo Mário de Novaes, ressaltou que os aposentados continuam enfrentando muitas dificuldades. “Embora muito já tenha sido feito para amenizá-las, enfrentamos um calvário. Quem nos ajudou nas conquistas e sempre defende as nossas causas é o senador”, apontou.

    Novaes lembrou que Paulo Paim é autor do projeto que criou o Estatuto do Idoso e de outras propostas em favor dos aposentados e pensionistas. “Conhece as causas da classe trabalhadora. Por muito tempo foi metalúrgico, o que o levou, com competência a liderar o sindicato da categoria”, elogiou.

    Em seguida, o presidente da Federação dos Aposentados de Santa Catarina, Iburici Fernandes, destacou que termina no dia 24 de outubro o 22º. Congresso Nacional dos Aposentados e Pensionistas, que está sendo realizado no Costão do Santinho, em Florianópolis. “Mesmo assim, viemos até esta Casa porque não podemos abandonar o nosso grande comandante. Sabemos onde ele quer chegar. E sempre estaremos ao lado dele”, garantiu.

    Segundo Fernandes, o orçamento do Estado é de aproximadamente R$ 13 bilhões e que a Previdência Social, por meio dos aposentados, pensionistas e idosos, coloca no Estado R$ 12 bilhões. “Estamos preocupados. Vai chegar o momento que os aposentados vão ter que pedir uma moratória das dívidas”, advertiu.

    Moção

    Na oportunidade, o senador recebeu a moção e agradeceu a homenagem. “Por isto que vale a pena fazer política. Não é o salário, o status. Deveríamos todo dia dizer ‘muito obrigado’ ao povo brasileiro. Se não fosse por eles, não estaríamos trabalhando como políticos”, lembrou, revelando que a presidente Dilma Roussef (PT) disse a ele que pediria uma reunião entre ministros, centrais sindicais e entidades dos aposentados para discutir a questão do fator previdenciário.
    “Houve a reunião e foi dado o prazo de 60 dias para que se apresente uma proposta concreta para combater o fator”, adiantou, afirmando que é necessário ainda discutir uma política de valorização de aposentados e pensionistas. “O salário mínimo, há dez anos, era de 60 dólares. Fazia até greve de fome no Congresso Nacional para aumentá-lo. Hoje o salário mínimo é de 340 dólares, mas ainda é pouco”, disse.

    Em relação ao fator previdenciário, afirmou que o projeto já foi aprovado no Senado. “Está na Câmara. Estamos tentando construir uma alternativa. Defendo ainda a ‘desapontadoria’, que garante ao aposentado que voltou a trabalhar, que o dinheiro que paga sirva como base de cálculo para a revisão do benefício. Pode ser que muitos bilhões deixem de entrar nos cofres, mas não é gasto, é um dinheiro dos aposentados”, afirmou.

    Segundo Paulo Paim, a previdência brasileira é exemplo para o mundo. Informou que, no último ano, o Brasil desonerou a folha de pagamento de parte do empregador de 20 para 1,5% e a maioria zero porcento. “Se desonero a folha e a previdência continua viva é sinal de que ela é muito boa”, assegurou.
    A audiência ainda contou com músicas do Coro Vozes da Maturidade, da Asaprev. Participaram da reunião também os deputados Décio Lima (PT) e Ana Paula Lima (PT).

    Veja as imagens da audiência pública extraordinária em homenagem ao Senador Paulo Paim:

     

    Foto: Denner William | Agência Camarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa