Página principal
16-09-2019

Câmara de Blumenau vai sediar Oficina ‘Cidade Inteligente, Gestão Eficiente’ nesta quarta-feira

  • interlegis_oficina19

    A Câmara de Vereadores de Blumenau vai sediar, nesta quarta-feira (18), a Oficina “Cidade Inteligente, Gestão Eficiente”, que será realizada pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão de capacitação do Senado Federal, através do Programa Interlegis. O evento será trazido por meio da parceria existente entre o Interlegis e a Escola do Legislativo Fritz Müller da Câmara. A capacitação acontecerá das 9h às 17h, no plenário do Poder Legislativo municipal.

    A oficina terá como instrutor Luis Fernando Pires Machado, que é especialista em Processo Legislativo, doutor Honoris Causa em Gestão Pública e pesquisador do grupo de pesquisa SmartCitiesBR, da Universidade de São Paulo (USP). Serão abordados os seguintes conteúdos: Economia Criativa – Pessoas; Sustentabilidade Ambiental – Subsolo; Reurbanização das Cidades – Plano Diretor; Mobilidade Urbana; Infraestrutura Tecnológica e Gestão Integrada.

    A atividade, que terá carga horária de 9 horas-aula, é gratuita e está voltada para agentes políticos e servidores públicos que atuam com a gestão municipal no desenvolvimento de projetos urbanos. Também está aberta para a comunidade em geral. Os interessados em participar podem se inscrever, gratuitamente, pelo site interlegis.leg.br/comunicacao/eventos/oficina-interlegis-de-cidade-inteligente-gestao-eficiente-em-blumenau-sc. As vagas são limitadas. Os participantes vão receber certificação pelo Senado Federal ao término da oficina.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB com informações do Senado Federal – Interlegis
    Imagem: Senado Federal – Interlegis

    Serviço

    Realização: Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), através do Programa Interlegis, em parceria com a Escola do Legislativo Fritz Müller da Câmara
    Evento: Oficina “Cidade Inteligente, Gestão Eficiente”
    Data: 18 de setembro (quarta-feira)
    Horário: das 9h às 17h
    Local: Plenário da Câmara de Vereadores de Blumenau, Rua XV de Novembro, nº 55, Centro
    Inscrições: https://www.interlegis.leg.br/comunicacao/eventos/oficina-interlegis-de-cidade-inteligente-gestao-eficiente-em-blumenau-sc
    Mais informações: Escola do Legislativo Fritz Müller – 3231-1515

    Currículo do instrutor Luis Fernando Pires Machado: Doutor Honoris Causa em Gestão Pública (FATEC-2017) (IESLA-2018). Pós-doutor em Derecho Penal Y Garantias Constitucionales, Doctor em Ciências Jurídicas Y Sociales. Pesquisador do grupo de pesquisa SmartCitiesBR, da Universidade de São Paulo. Pós-graduado em Administração Legislativa (Especialização) e em Educação a Distância. Tem as patentes de Oficial da Reserva de 2ª Classe do Exército Brasileiro e de Oficial Combatente da Polícia Militar do Distrito Federal. Possui os cursos de graduação em Pedagogia (Universidade Católica de Brasília, Direito (Centro Universitário de Brasília) e Estudos Sociais (União Pioneira de Integração Social). É professor do Instituto Legislativo Brasileiro, em Processo Legislativo e Regimento Interno do Congresso Nacional e do Senado Federal e Redação e Técnica Legislativa. Servidor efetivo do Senado Federal. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Legislativo, Direito Municipal e Políticas Públicas, Avaliação de Marcos Jurídicos, Famílias, Ambiental e Legislativo, além das áreas de Educação e História. Atua na área de legística, legimática e legimetria. Pesquisa a formação da consciência política dos municípios. Palestrante para Vereadores e servidores das Câmaras Municipais. Revisou e assessorou os Vereadores na atualização e revisão de Regimentos Internos das Câmaras Municipais de Minas de Leão-RS, Planaltina de Goiás-GO, Barra Mansa-RJ, Franca-SP, Tiradentes_MG, São João Del Rei-MG, Bocaina de MInas-MG, Ritápolis-MG, Lima Duarte-MG, Santa Cruz de Minas-MG, Desterro de Melo-MG, Uberaba-MG, Jaraguá do Sul-SC, Chapecó-SC, Blumeanu-SC, Oiapoque-AP, Porto Velho-RO, Campo Grande-MS, Ji-Paraná-RO, Palmas-TO, Capitólio-MG, Santa Rosa do Tocantins-TO, Quissamã-RJ, Novo Hamburgo-RS, Patos-PB, Parnaíba-PI, Erechim-RS, São Miguel do Oeste-SC, Paty do Alferes-RJ, Betim-MG, Miracatu-SP. Professor convidado pela Universidad del Museo Social Argentino nos programas de posdoctorado y doctorado en decrecho, cátedra de Derecho Público. Director de Tesis Doctoral em Universidades Argentinas. Conferencista em Legística, Direitos Humanos, Políticas Públicas e Cidade inteligente, gestão eficiente.