Página principal
27-05-2013

Comunicação

Audiências Públicas

  • audiencia_18

    Momento em que a Câmara Municipal de Blumenau abre espaço  para debater assuntos de grande relevância e interferência direta no cotidiano da comunidade. Acompanhe, a seguir, as principais Audiências desta Casa Legislativa.

Vídeos


21/08/2013 / Câmara de Vereadores discute processo de federalização da Furb em audiência pública na noite desta quarta-feira

A Câmara de Vereadores realizou na noite desta quarta-feira (21/08) audiência pública para debater o processo de federalização da Furb e a instalação de uma universidade federal na região. O encontro foi solicitado pelo presidente da Casa, Vanderlei de Oliveira (PT), e reuniu professores e estudantes da universidade regional.

O presidente Vanderlei de Oliveira (PT) se reportou ao início do movimento pela federalização da Furb, que levou à criação do Comitê Pró-federalização, lembrando que participou das primeiras reuniões. Destacou que a luta se deu pela união de muitas mentes e de muitas mãos.

LEIA TAMBÉM: Vereadores expressam posição sobre a federalização da Furb

LEIA TAMBÉM: Estudantes defendem a federalização da Furb e criação de vagas para o ensino superior gratuito 

ASSISTA A MATÉRIA: Audiência Pública - FURB Federal 

VEJA A AUDIÊNCIA NA ÍNTEGRA:  FURB Federal

Sobre a não concretização do projeto, com a parceria da UFSC, o parlamentar considerou que em determinado momento as duas instituições não tiveram habilidade necessária para dar continuidade ao diálogo. Ele criticou o Ministério da Educação (MEC) e outros atores que não compreenderam o projeto e a importância dele para a região. “Os envolvidos, não somente os que estavam vinculados à UFSC e à Furb, mas que representavam o Vale do Itajaí, tivessem respeitado o projeto e a história da luta, não teria havido tantas dissonâncias”, assinalou.

O parlamentar destacou como positiva a vinda do campus da UFSC para Blumenau. “Não era este o nosso objetivo, mas não deve ser para arrefecer nossa luta”, ressaltou, salientando que Blumenau já tem uma estrutura pública na essência para ser utilizada. “Não queremos trabalhar de forma negativa, mas sim positivamente, para avançarmos juntos no nosso sonho de termos uma universidade federal”, assegurou.

Vanderlei também criticou a reitora da Federal, porque tem se esquivado do diálogo com a Câmara de Vereadores. “Como presidente quero deixar um registro de desagravo desta Casa à direção da UFSC que insistentemente tem se distanciado e se negado a fazer o dialogo conosco”, pontuou, garantindo que ressaltando que com a contribuição de todos a luta pelo ensino superior público e de qualidade na região não será abandonada.

IMAGENS DA AUDIÊNCIA

O coordenador do Comitê Pró-federalização da Furb, professor Clóvis Reis, fez um histórico do processo para federalizar a universidade. Destacou especialmente as reuniões e tratativas com o MEC e com a UFSC para dar início ao processo de incorporação da Furb pela Federal, conforme orientação do próprio ministério. Disse que as medidas e atitudes adotadas pela UFSC, no entanto, contrariavam o projeto de parceria para que Blumenau fosse contemplada com o ensino superior federal por meio da Furb e o que se viu foi a vinda de um pólo da UFSC sem contato algum com a Furb. “O comitê manifesta profundo descontentamento com a condição política deste processo. Ora, se o próprio governo motivava a parceria, por que na prática respaldou outra diretriz?”, questionou.

Para ele, é evidente que a abertura de um pólo da Federal é positiva, porém a sensação é de que se abre a perspectiva para uma terceira universidade na região. “Porém quanto tempo levará para esta universidade ter a dimensão da Furb? Serão 30, 40 anos?”, indagou, assegurando que o MEC e a representação política da região são responsáveis pelo desfecho. “As portas precisam ser reabertas para que ouçam a comunidade mobilizada há mais de 10 anos. Precisam saber o que a comunidade pensa”, ressaltou.

Clóvis Reis comentou que a última justificativa contrária à federalização é de que juridicamente a proposta era inviável. “Isso cai por terra, porque há exemplos de que que foram federalizadas uma universidade municipal no Rio de Janeiro, e uma particular, no Paraná”, explicou, afirmando que está faltando apenas vontade política para a federalizarem a Furb. “O comitê vai continuar lutando, nossa região quer e precisa mais”.

O reitor João Natel criticou a atual gestão da UFSC, a ministra das Relações Institucionais Ideli Salvatti (PT) e também o MEC pelo abandono do processo de federalização da Furb. Para Natel, a reitora Roselene Neckl, havia prometido em campanha, que daria prioridade à parceria com a Furb e descumpriu. Sobre a ministra Ideli, afirmou que ela não moveu uma “palha” para ajudar o processo e do MEC, disse que a desconsideração vem ainda da gestão passada. Para ele também faltou força política para vencer. “Já a força política de Jaques Wagner, governador da Bahia, conseguiu duas universidades para aquele estado, uma inclusive para Ilhéus , que já tem uma estadual”, comentou.

Disse que houve desrespeito institucional à história da FURB, ao povo de Blumenau e da região. “Ficamos dois anos paralisados, sem abrir concurso público, sem reestruturar a universidade, esperando o que iria acontecer. A FURB é uma entidade sólida e não buscava a federalização por sua viabilidade econômica, mas porque quer investir em pesquisa e extensão, porque economicamente a região precisa de novos arranjos produtivos e de um novo olhar social para justificar a vinda de uma universidade federal”, assinalou e garantiu que a instituição continua aberta para o diálogo, até porque não é sensato os gestores encerrarem a discussão. “A reitoria passa, governos mudam, mas não há nada que não possa ser conversado futuramente”.

Natel disse que era necessário desfazer o mito de que não houve diálogo suficiente com a UFSC. “Isso não aconteceu. Faltou compromisso e vontade de fazer acontecer, mas isso não faltou por parte da FURB”, reiterou.

Encaminhamentos

O Comitê Pró-federalização da Furb decidiu pela realização de um fórum para fazer o balanço do processo até o momento. O encontro servir também para definir novas estratégias e rumos a serem tomados, além de buscar outros parceiros.  A intenção é realizá-lo em setembro ou em outubro.

Além disso, o Comitê irá solicitar novamente à Furb a contratação de uma equipe para formalizar o parecer jurídico, que tem sido o entrave perante ao MEC. Por parte da Câmara de Vereadores, o presidente Vanderlei de Oliveira, informou que discutirá com os parlamentares que ações poderão ser viabilizadas pelo Legislativo para beneficiar o processo.

Foto: Denner William | Agência CâmaraBlu

Fonte: Assessoria de Imprensa


Outros Vídeos: