Página principal
27-05-2013

Comunicação

Audiências Públicas

  • audiencia_18

    Momento em que a Câmara Municipal de Blumenau abre espaço  para debater assuntos de grande relevância e interferência direta no cotidiano da comunidade. Acompanhe, a seguir, as principais Audiências desta Casa Legislativa.

Vídeos


18/10/2013 / Câmara de Vereadores vai criar frente parlamentar pró-ciclovia

A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou na noite desta quinta-feira (17) reunião pública sobre mobilidade urbana e a implantação de mais ciclovias na cidade. O encontro foi solicitado pela Associação Blumenauense Pró-Ciclovias (ABC Ciclovias) e atendido pelo presidente da Casa, Vanderlei de Oliveira (PT).

Um dos principais encaminhamentos da reunião foi a criação de uma frente parlamentar. O requerimento para criação já está pronto e deve entrar em prática na próxima semana. O grupo terá a parceria constante da ABC Ciclovias.

Assista a matéria jornalística produzida pela TV Legislativa sobre a audiência.

Assista, na íntegra, o vídeo da Audiência Pública sobre Mobilidade Urbana.

Para o presidente da Associação Blumenauense pró-Ciclovias, Thiago Duwe, a frente poderá auxiliar no desenvolvimento de mais ciclovias na cidade. “A bicicleta é uma das alternativas para fugir do trânsito. Cada vez há mais mortes e violência com carros e motos. Estamos buscando o apoio dos vereadores para forçar a Prefeitura a pensar a bicicleta como meio de transporte”, afirmou, informando que pesquisa da RBS apontou que 70% dos blumenauenses usariam a bicicleta se houvesse ciclovia, ciclofaixa e segurança na cidade. “Blumenau está entre as cinco cidades do Brasil em proporção no número de carros e habitantes. O número está muito próximo. E o custo de implantação de uma ciclovia e a faixa de domínio necessária é menor que de uma via normal e com a mesma capacidade de escoamento”, garantiu.

Pronunciamentos

O secretário de Planejamento, Alexandre Gevaerd, disse que por muito tempo Blumenau teve crescimento populacional e pouco investimento no transporte coletivo. Segundo ele, na última década, a população da cidade cresceu 1.6% e a frota de veículos 7.36%. “Temos que dar prioridade ao transporte coletivo. As vias têm que permitir circulação, ter alternativas de trânsito. Não tem como botar mais ciclovias se não tivermos ruas. Não adianta melhorar o trânsito se não tiver educação. Temos feitos planos de circulação. Temos que avançar no sistema estrutural, corredores, ciclovias e passeios. Sonhar com novos modais de transporte coletivo”, sugeriu.

O secretário lembrou que, em 1930, havia 700 bicicletas em Blumenau. Na década de 1950, 17 mil. Em 1984, foi feito o primeiro plano cicloviário da cidade. “Pretendemos aumentar a quantidade de ciclovias. Atualmente são cerca de 50 quilômetros. A ideia é interligar todos os bairros”, revelou.

O diretor de Transportes do Seterb, Lairto Leite, disse que Blumenau tem hoje como desafios a mobilidade e o transporte coletivo. “Avançamos em muitos quesitos, mas as grandes obras devem demorar para acontecer, mas as pequenas, que trazem bons resultados, podemos fazer agora”, afirmou. Em relação ao transporte coletivo, afirmou que o Executivo tem consciência de que ou funciona ou está fadado à morte. Salientou que a Prefeitura precisa priorizar este modal para poder atender os usuários.

O biólogo Lauro Bacca contou que há 25 anos, quando estudou no Japão, ficou admirado ao ver executivos se deslocando com bicicleta, sobre as calçadas, convivendo perfeitamente com os pedestres. “Assim ocorre ainda em Londres, inclusive com bicicleta para aluguel. O mundo está se entupindo de automóvel. Temos que defender muito a existência da bicicleta”, reforçou.

Representando os ciclistas, Fernando Neto lembrou que em algumas ciclovias, os ciclistas precisam subir no meio fio para conseguir transitar. “Na Humberto de Campos, por exemplo, tem sujeira e lama”, reclamou, mostrando fotos da situação das ciclovias na cidade. “Enquanto as ciclovias forem feitas com nível de baixa e média qualidade, as pessoas não vão usar este meio de transporte”, afirmou.

Vereadores

A vereadora Evelin Huscher (PT) parabenizou o movimento da ABC Ciclovias. “A luta é legítima e uma tendência mundial. Temos dois grandes desafios em relação à mobilidade urbana: criar condições seguras para que as pessoas possam se locomover de bicicleta e que o transporte público seja mais confortável e rápido”, apontou.

O vereador Maurício Goll (PSDB) garantiu que a Prefeitura tem se preocupado com a questão de mobilidade urbana na cidade. O vereador Oldemar Becker (PPS) acrescentou que obras que acontecerão nos próximos anos vão auxiliar na minimização do trânsito. “Peço que as pessoas tenham paciência. Muitos estudos estão sendo realizados”, informou.

O vereador Jens Mantau (PSDB) disse que existem recursos para este setor. Mas para captá-los é necessário apresentar projetos. “O sonho vai ser realizado, porque o governo federal deve liberar recursos para a nossa cidade”, disse.

Veja as imagens da audiência pública:

 

Foto: Denner William/Agência Câmarablu

Fonte: Assessoria de Imprensa


Outros Vídeos: