Página principal
23-05-2013

Audiência Pública discute segurança em Blumenau

  • A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou na tarde desta quarta-feira (15) audiência pública para debater e atualizar informações sobre a possibilidade de criação do segundo Batalhão da Polícia Militar na cidade. O encontro, que atendeu o requerimento do vereador Jens Mantau (PSDB), reuniu lideranças políticas, comunitárias e empresariais do município e da região, policiais e representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs).
    Mantau destacou a participação do Conselho de Desenvolvimento da Itoupava Central (Codeic) na realização da audiência pública. O vereador lembrou que Blumenau tem 316 mil habitantes, e 288 policiais militares. “Proporcionalmente, outras cidades tem mais PMs que a nossa cidade. Temos 288 heróis trabalhando aqui”, definiu.
    Ao defender a criação de um segundo batalhão para atender a demanda do município, Mantau informou que 44% da população blumenauense vivem na região Norte da cidade. “Os empresários da Itoupava Central compraram um terreno na região que pode abrigar o novo quartel da PM”, sugeriu, apostando na ajuda do governador Raimundo Colombo (PSD) para que a obra seja concretizada. “Já vamos receber o Presídio Regional, por que não um segundo Batalhão para prevenir?”, indagou.

    Depoimentos

    O Comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Cláudio Koglin, disse que não há como pensar em segurança pública em Blumenau, sem os municípios circunvizinhos. “O 10º batalhão atende também os outros oito municípios da região que, igual a Blumenau, cobram investimentos em segurança pública”, informou, acrescentando que um segundo batalhão vai exigir também a criação de uma estrutura administrativa.
    Segundo Koglin, dos 288 policiais do 10º batalhão, 28 estão em funções administrativas e operacionais, como limpeza, cozinha, controle e manutenção de veículos, entre outras. “Temos a possibilidade hoje de receber um efetivo de mais de 150 policiais, sem a necessidade de aumentar o pessoal da parte administrativa”, garantiu. Segundo ele, tão importante quanto pensar em um segundo batalhão, é pensar em promulgar a Lei de Organização Básica da Polícia Militar (LOB).

    O vice-presidente da entidade da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Avelino Lombardi, prometeu apoio da entidade na agilização do encaminhamento da LOB .  “Esta legislação é de fundamental importância para todo o estado, pois tira o componente segurança pública das mãos de políticos”, observou, defendendo a implantação de uma companhia com 150 policiais em Blumenau.

    O comandante da 7ª Região da Polícia Militar, coronel Álvaro Luís Alves, reforçou o apelo para a promulgação da Lei de Organização Básica, “para não depender de vontades políticas e ser regida por uma lei técnica, que apontaria o número de policias militares para cada cidade”. Segundo ele, com a LOB, a previsão é que haja um batalhão de polícia para cada 100 mil habitantes. “Então, o Governo do Estado já está nos devendo dois”, cobrou.
    Alves disse que a corporação reconhece a necessidade de Blumenau ter um segundo batalhão. “O governo autorizou a contratação de mais 1.500 policias e alguns deles vêm para Blumenau”, informou.

    O representante do Codeic, Leonardo Moser, afirmou que mobilização e representatividade são as duas coisas fundamentais para que as melhorias sejam alcançadas. “A segurança envolve Polícia Militar, Civil e Rodoviária. O posto da Polícia Rodoviária, responsável por 14 municípios, conta com cinco viaturas e 19 soldados. Devido ao revezamento, há situações em que há apenas uma viatura para os 14 municípios”, lamentou, calculando que são necessários, no mínimo, mais 120 PMs para Blumenau.

    Para o vereador Mauricio Goll (PSDB), a audiência, além de importante, mostra a preocupação da Câmara com a questão da segurança pública. “Precisamos unir forças para aprovar a Lei de Organização Básica. Temos de cobrar da Assembleia Legislativa”, sugeriu, defendendo a criação do segundo batalhão.

    O secretário de Defesa do Cidadão, Marcelo Schurubbe, representante do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), lembrou que os vereadores sempre cobraram melhorias para a comunidade. “As nossas ações têm que estar na aprovação da LOB, pois é isso que Polícia Militar vê como norte”, apontou, garantindo que a Prefeitura à disposição da Polícia Militar e das corporações e entidades ligadas à segurança pública.

    A presidente da Associação dos Conselhos de Segurança de Blumenau, Salete Sbardelatti, considerou a audiência um momento relevante para o debate sobre segurança pública em Blumenau. Elogiou o trabalho das polícias e dos Consegs. “Pelo trabalho que desenvolvem, os sete conselhos de segurança de Blumenau são referência no Estado”, destacou.

    O vereador Marcos da Rosa (DEM) afirmou que os policiais que atuam em Blumenau são “verdadeiros heróis”. “Estão se desdobrando na missão de dar mais segurança à população”, frisou, acreditando que a hora de cobrar o fortalecimento da segurança pública na região é agora. “Infelizmente não temos como dissociar nossa reivindicação do sistema político, mas nossa voz tem que ser ouvida. Nossa região é decisiva em qualquer processo eleitoral”, ressaltou.

    O Coronel Roque Heerdt também defendeu a Lei de Organização Básica da Policia Militar. “Tem que ter uma lei para que haja liberdade de ação. Pode-se começar com uma companhia, mas com liberdade para crescer se assim houver necessidade”, alertou ele, referindo-se ao crescimento populacional da região das Itoupavas e dos efetivos que tem diminuído. Já o representante do Conseg da região da Velha, Jorge Mazzetti, sugeriu uma grande mobilização da comunidade para pressionar a Assembleia quando for votar a LOB.

    O representante do Conseg Badenfurt, João Ernesto Batista, reafirmou o compromisso com a segurança pública. “Não é por omissão que falta segurança. A polícia se desdobra, mas falta efetivo”, destacou, apontando a Região Norte como a mais carente de segurança, pois foi a que mais cresceu nos últimos anos.

    O secretário de Desenvolvimento Regional, Cesar Botelho,  assegurou que o governador cobrou do comando da Polícia Militar agilidade para a atualização da LOB. “O governador tem dado provas de que tem tratado a segurança pública de forma técnica. Determinou a realização de concurso público para a contratação de mais policiais”, informou, cobrando a presença dos deputados estaduais nas audiências públicas realizadas pela Câmara de Vereadores.