Página principal
15-12-2016

Atletas participantes de Jogos Olímpicos são condecorados com a Comenda do Mérito Olímpico

  • comenda-merito-olimpico1

    A Câmara de Vereadores realizou, na tarde desta quarta-feira (14) uma Sessão Solene para a entrega da Comenda Municipal do Mérito Olímpico. A comenda, entregue pela primeira vez neste ano, é uma forma de homenagear as pessoas que se destacaram com participação em modalidades esportivas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

    O vereador Jens Mantau (PSDB) propôs e entregou a Comenda ao ex-atleta de marcha atlética Sérgio Vieira Galdino. Relatou que Galdino foi 16 vezes campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina, 14 vezes campeão brasileiro, pentacampeão sulamericano, participou de três Jogos Pan-Americanos e três Olimpíadas. Deteve o recorde brasileiro até agosto deste ano na prova de 20km, recorde obtido em 1991 na Alemanha. “Galdino passou a se dedicar à gestão esportiva em 2007 e atuou por muitos anos na Fundação Municipal de Esportes priorizando o trabalho de base”, comentou, parabenizando-o por tudo que fez e faz pela cidade. Sérgio Vieira Galdino falou da saudade que sente de competir acrescentando que aproveitou a fase da melhor forma, e que agora o momento é de focar em repassar a experiência adquirida da melhor forma. Agradeceu a indicação e falou da honra em receber a Comenda. “A homenagem ficará na minha estante como uma honraria que eu recebi da minha cidade, cidade que me abraçou e eu tanto representei no estado, no Brasil e no mundo”.

    Marcelo Greuel, ex-atleta de ciclismo, recebeu a comenda por indicação do vereador Ivan Naatz (PDT). O parlamentar frisou a atuação do homenageado na Fundação Municipal de Desportos e sua dedicação na criação e implementação do Parque Ramiro Ruediger, na criação do bolsa-atleta e na implementação dos Jasc em Pomerode, Timbó e Indaial. Também ressaltou que Marcelo foi o 12º colocado nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, 4º colocado nos Jogos Pan-Americanos de Caracas em 1983, 4º colocado no Campeonato Europeu de Ciclismo e 30 vezes campeão catarinense em diversas modalidades do ciclismo, entre outras conquistas. “Esta não é uma homenagem dos vereadores, mas do povo da cidade de Blumenau por tudo que o Marcelo fez pelo esporte, sua dedicação e sua história com o ciclismo”, concluiu. Marcelo agradeceu aos vereadores pela lembrança da homenagem e comentou sobre o acidente com a equipe da Chapecoense. “O esporte é um bem intangível que despertou a solidariedade do mundo todo nesses últimos dias. Também é um dos maiores instrumentos que o setor público tem de inclusão social”, ponderou. Ao final, falou da alegria que sente por ter sido o primeiro atleta de Blumenau a participar dos Jogos Olímpicos.

    O vereador Zeca Bombeiro (SD) entregou a honraria ao atleta Jonathan Rieckmann, também da modalidade marcha atlética. Relatou que uma das primeiras competições oficiais que Jonathan participou foi em 2004, a Copa Brasil, na qual chegou em segundo lugar na categoria sub 17. Com o passar dos anos as metas e os objetivos foram aumentando, até que em março deste ano, na Eslováquia, alcançou o recorde brasileiro de marcha atlética nos 50km, com o tempo de 03h55m26s. Essa marca, além de derrubar um recorde catarinense que durava 13 anos, também o classificou para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, competição que completou na 29ª colocação. “O Jonathan tem a força e a determinação necessárias para o levar adiante e marcar sua história no esporte mundial. A Câmara se orgulha em poder realizar essa homenagem”, ressaltou o parlamentar. O homenageado agradeceu a Comenda e garantiu que continuará trabalhando para bater o recorde brasileiro novamente e também o mundial. Pediu que os vereadores abracem a causa esportiva pelo bem da sociedade. “O esporte me tirou do mau caminho. É um investimento muito mais barato do que tentar recuperar o cidadão e causa menos transtorno para a sociedade”, enfatizou.

    A ex-jogadora de handebol Fabiana Kuestner Gripa foi homenageada por proposição do presidente Mário Hildebrandt (PSB). Registrou que a Mesa Diretora abraçou a ideia da criação da Comenda, proposta pelo vereador Ivan Naatz, para reconhecer o empenho de atletas que dispenderam energias para levar o nome da cidade para o reconhecimento nacional e internacional. Citou que Fabiana integrou a equipe brasileira de handebol de 1996 a 2008, sendo contemplada com inúmeros títulos, sagrando-se campeã Pan-Americana no Rio de Janeiro em 2007 e disputando Jogos Olímpicos de Atenas, onde a equipe alcançou a 7ª colocação. Também registrou que a ex-atleta demonstra espírito de solidariedade ao realizar trabalho voluntário na Fundação Municipal de Desportos e atuar como doula, oferecendo carinho e apoio a mulheres no pré durante e no pós parto. “Ao conferir essa Comenda queremos homenagear a Fabiana como cidadã, como mulher blumenauense e como atleta campeã referência na nossa cidade”, discursou. A ex-atleta ressaltou a importância da Escola Básica Municipal Henrique Alfarth em sua formação esportiva e por ter sido constantemente desafiada pelas pessoas que a rodeavam, como sua família e seus professores, em especial o professor Sergio Graciano. Clamou aos políticos que incentivem o esporte blumenauense e pediu que a política esportiva seja aprimorada para formar cada vez mais atletas olímpicos. “O esporte é um espetáculo para o povo, e os atletas são objetos desse espetáculo que precisam ser valorizados e respeitados. É isso que essa Comenda significa, incentivo a novos atletas que estão vindo e respeito aos atletas que estão atuando hoje”, complementou.

    medalha comenda merito olimpico

    A Sessão Solene será reprisada neste domingo, dia 18, às 23 horas, nos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também fica disponível do site da Câmara.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB

    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB