Página principal
14-12-2018

Alunos vencedores do concurso ‘Prefeito por um Dia’ visitam Câmara de Vereadores

  • prefeito_por_um_dia17dez18

    Os 12 estudantes vencedores da 14ª edição do concurso Prefeito por um Dia visitaram, na manhã desta segunda-feira (17), a sede da Câmara de Vereadores de Blumenau. Na ocasião, os alunos estavam acompanhados da coordenadora curricular de Língua Portuguesa e responsável pelo concurso, Janete Raquel Bloemer e do gerente de Assuntos da Juventude, Luís Felipe Mafra Giacomelli. A coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo Fritz Müller, Zilda Rodrigues, recebeu o grupo para uma visita técnica ao gabinete do presidente Marcos da Rosa (DEM), ao gabinete do vereador Professor Gilson (PSD) e ao plenário. A visita à Câmara faz parte da programação do dia. A ação é promovida pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), em parceria com a Assessoria para Assuntos da Juventude (AAJ) e a Secretaria de Comunicação (Secom).

    Em 2018, participaram 94 estudantes de 27 escolas públicas e privadas do município, entre os quais foram selecionados 15 estudantes vencedores. Os estudantes puderam participar de três modalidades: de desenho, para estudantes do 5º e 6º ano; redação com diversos gêneros textuais, para 7º e 8º ano, e fotografia, para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. “As unidades escolares se inscrevem e mandam para a Secretaria Municipal de Educação até dois trabalhos de cada modalidade por escola, ou seja, cada escola pode enviar até seis concorrentes, montamos uma comissão e fizemos a seleção de acordo com a temática daquele ano”, explicou, acrescentando que a edição de 2018 teve como tema “Lugares de Blumenau que me encantam”.

    “Este ano, assim como no anterior, foram somente 14 vencedores porque uma das modalidades em uma das regiões não teve participantes e dois estudantes mudaram de município e não conseguiram participar”, explicou, acrescentando que para este concurso o município é dividido em cinco regiões por proximidade geográfica, sendo que as escolas participantes competem com o grupo e com a região na qual estão inseridas, não concorrendo entre si. A premiação do Concurso Prefeito por um Dia ocorreu no dia 19 de setembro.

    Janete destacou que o objetivo da ação é explicar para as crianças e os adolescentes de como funciona a estrutura política e social do município e conscientizá-los do quanto é importante conhecer e entender isso. “Isso pode fazer diferença na nossa vida, sobretudo para despertar este olhar de pertencimento ao município, do que é bonito, do que eles valorizam, do que os interessa e o que é importante para eles dentro do município e dentro da estrutura social, despertando um olhar para a cidadania e para o desenvolvimento desta consciência como cidadão. Hoje em dia, entende-se muito pouco de como funciona e como é dividida a sociedade, qual a rotina política do município, como é o dia a dia do prefeito, e esta ação vem a contribuir para estas compreensões e para esta consciência cidadã”, destacou.

    Ela explicou que o itinerário é diferenciado a cada ano e vai de acordo com a agenda do prefeito, sempre no intuito de aproximar os alunos da rotina de trabalho dele e entender como funciona. A programação iniciou logo cedo pela manhã quando estiveram na Prefeitura com o prefeito Mário Hildebrandt, onde fizeram perguntas ao chefe do Executivo, tomaram um café e conhecem os setores da sede da Administração Municipal. Além dos vencedores, pela primeira vez na história do concurso, os participantes do concurso também foram convidados para este momento do dia. A programação segue até às 17 horas com almoço no Parque Vila Germânica, os estudantes passarão pelo Parque Ramiro Ruediger, Magia de Natal e por obras pela cidade, que são o binário da Rua Chile e o Terminal da Água Verde e retornarão para a prefeitura onde ocorrerá o encerramento.

    Para a estudante do Colégio Sagrada Família, Eduarda Brunken Barth, a programação está bem interessante, pois obteve novos aprendizados, conheceu pela primeira vez a Câmara e ela e seus colegas puderam tirar dúvidas com o prefeito.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Rafael Carrasco | Imprensa CMB