Página principal
23-10-2019

Alunos destaque do Setembro Branco participam de curso de oratória no Plenário da Câmara

  • set_branco_alunos_out19

    A Câmara de Vereadores – por meio da Escola do Legislativo Fritz Müller – sediou na tarde desta quarta-feira (23), no Plenário, um curso de oratória para os alunos destaque do Setembro Branco – Mês da Paz, na etapa “promovendo a paz nas escolas”. O evento foi realizado em parceria com a Comissão do Setembro Branco em Blumenau.

    Os alunos participantes do curso foram selecionados por suas escolas e pela comissão de avaliação do Setembro Branco a partir de redações que fizeram com o tema “paz”. Cerca de 30 alunos do 4º ao 6º ano dos educandários EBM Visconde de Taunay, EBM Francisco Lanser, EBM Lauro Muller, EBM Conselheiro Mafra, EEB Celso Ramos e EEB Victor Hering participaram do evento. Também estiveram presentes pais, professores e coordenadores das escolas participantes.

    O curso foi ministrado pelo palestrante e professor de comunicação Carlos Alberto Bittencourt, que repassou aos alunos informações a respeito de como se portarem na tribuna, além de dicas e técnicas para uma boa fala em público.

    “Essas crianças aprenderam técnicas de comunicação, como pausa, respiração, ênfase, e também a forma correta de confraternizarem umas com as outras no momento da comunicação na tribuna”, explicou o palestrante Carlos Alberto Bittencourt.

    Após as explanações, os alunos utilizaram as redações que já haviam escrito para aplicar os conhecimentos aprendidos no curso, aprimorando os textos e então os apresentaram em público.

    Uma comissão de avaliação acompanhou as apresentações e fará a escolha do melhor orador de cada uma das seis escolas, resultado que será divulgado pela comissão a partir de quinta-feira (24). “Os melhores oradores selecionados participarão no dia 30 de outubro da Noite da Oratória, quando serão diplomados e premiados”, sustentou Salete Sbardelatti, coordenadora do Setembro Branco em Blumenau, acrescentando que o evento será às 19h30 no Plenário da Câmara.

    O vereador Sylvio Zimmermann, que esteve acompanhando o evento, valorizou a iniciativa que, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoveu ações do Setembro Branco para promover a paz. “É preciso criar uma nova cultura de não-violência na nossa sociedade, e isso passa fundamentalmente por como nós transmitimos esse assunto às crianças. Esse evento conclui uma série de ações realizadas envolvendo alunos que participam de um concurso divulgando mais uma vez a paz, levando isso à sociedade e conscientizando a todas as pessoas desse trabalho tão importante”.

    A coordenadora da Escola do Legislativo Fritz Müller, Zilda Rodrigues, relatou sua experiência a partir do acompanhamento dos alunos que se envolveram na temática da paz. “Foram ações que me deixaram muito emocionada. A criança, na idade escolar em que eles estão, tem muita paz dentro dela. Nós, adultos, é que não sabemos receber essa forma de paz que eles transmitem. Hoje, nos textos que eles apresentaram, deixaram bem claro que precisamos disseminar a paz que temos dentro do nosso coração, e isso deve ser feito em todos os locais em que vivemos”, concluiu.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB