Página principal
14-05-2019

Alunos da Escola Elza Pacheco visitam a Câmara de Vereadores e acompanham a sessão ordinária

  • visita_alunos14maio19

    Aproximadamente 34 alunos do Terceiro ano do Ensino Médio da Escola Professora Elza H. T. Pacheco visitaram, na manhã desta terça-feira (14), a sede da Câmara de Blumenau. Os estudantes estavam acompanhados do professor de História, Maicon Roberto Poli de Aguiar. A visita foi intermediada pela Escola do Legislativo Fritz Müller, que acompanhou o grupo por alguns espaços, como na TV Legislativa, Câmara Mirim, Ouvidoria, Procuradoria E plenário.

    O presidente da Câmara, Marcelo Lanzarin (MDB) conversou com o grupo, no plenário, sobre as funções do vereador, o funcionamento do processo legislativo, como as matérias passam pelas comissões permanentes da Casa, as ações da Mesa Diretora visando a economicidade no parlamento municipal e também destacou a importância da representatividade dentro da democracia. “Infelizmente, hoje nós temos, muitas vezes, dificuldades de dialogar com a sociedade porque ela não se enxerga refletida aqui dentro da Casa Legislativa, apesar de ser a população que nos coloca aqui e de nós sermos o espelho da sociedade. A população está desacreditada com a classe política, de maneira geral, devido aos casos de corrupção e todos os aspectos ligados à política e economia nos últimos tempos. Mas não se pode generalizar, pois em contrapartida a esse cenário, existem aqueles representantes que têm se dedicado muito para a melhoria na condição de vida da sociedade”, apontou.

    O parlamentar Professor Gilson (PSD) também recebeu os alunos em seu gabinete. Ele falou sobre as funções do vereador, os seus trabalhos legislativos, principalmente, trabalho de fiscalização do Executivo municipal e destacou a importância da participação dos alunos na política. Ele também lembrou sobre um projeto de sua autoria que foi aprovado nesta Casa Legislativa, que trata sobre a divulgação no site da Câmara do vídeo do momento exato da votação dos projetos de lei em redação final, fazendo com que a população possa acompanhar como votou cada parlamentar.

    O professor de História, Maicon Roberto Poli de Aguiar, explicou que esta visita faz parte do Projeto “Cidadania Atuante”, realizado pelo educandário. O projeto está no terceiro ano de desenvolvimento e visa a aproximação dos estudantes que estão finalizando o Ensino Médio com o Poder Legislativo municipal. “A ideia é reforçar a necessidade da importância de os estudantes e da sociedade como um todo também se fazerem presentes e ocuparem o espaço da Casa Legislativa, os espaços públicos, no sentido de conhecerem e reivindicarem seus direitos. Só se pode discutir e reivindicar aquilo que se conhece, se compreende como funciona. É direito e também dever de o cidadão acompanhar os trabalhos legislativos. Os vereadores estão aqui para representar o coletivo e não uma parcela da sociedade”, apontou, acrescentando que o grupo vai acompanhar a sessão ordinária desta terça-feira, às 15 horas.

    Ele ressaltou que para a maioria é a primeira vez que visitam a Casa Legislativa e tem este contato de perto com os parlamentares. Disse também que como parte do projeto os alunos acompanham, fazem o fichamento dos pronunciamentos dos legisladores e análise das falas. Por fim, lembrou que alguns vereadores também já estiveram lá na escola debatendo com os estudantes.

    Os estudantes Babara Petry Bagio e Gustavo Canti avaliaram como interessante a visita. Disseram que foi a primeira vez que estiveram na Câmara de Vereadores. Barbara apontou que, às vezes, as pessoas não conhecem como funciona o parlamento municipal e julgam os trabalhos sem conhecer. Ela disse que oportunidades como esta deveriam ser difundidas. Gustavo lembrou que puderam conhecer de perto como é a rotina do vereador e essas informações os ajudam na formação como cidadãos.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Leonardo Danezi