Página principal
06-07-2018

Alunos da EEB João Widemann visitam Câmara de Vereadores

  • visita-eeb6julho2018

    Cerca de 30 alunos de duas turmas do 2º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Professor João Widemann, localizada no bairro Itoupava Norte, visitaram, na manhã desta sexta-feira (6), a sede da Câmara de Vereadores. Os estudantes, juntamente com o professor de Geografia Norberto Ramalho, foram recebidos pela coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo Fritz Müller, Zilda Rodrigues.

    No plenário, o grupo acompanhou uma explanação do procurador desta Casa Legislativa, Rodrigo Reis Pastore, que abordou sobre as funções do Poder Legislativo municipal, os seus limites e a tramitação dos projetos de lei. “Também ressaltei a importância do envolvimento deles na vida política e na vida democrática para que os interesses legítimos da sociedade e deles se vejam representados aqui. O grupo se mostrou bastante interessado e fez várias perguntas”, concluiu. Logo após, os visitantes foram guiados por alguns setores da Câmara Municipal.

    O educador Norberto Ramalho avaliou que esta atividade foi a oportunidade de os jovens tomarem gosto pela política, conhecerem um pouco mais e participarem dela. “A impressão que tive é de que os alunos gostaram e tinham coisas aqui que eram desconhecidas para eles. Eu sempre digo que ao invés de somente criticarmos temos que tomar conhecimento e entender que nós também temos poder, voz e vez na comunidade. A política faz parte do nosso cotidiano, seja em sala de aula, em casa, em todos os lugares nós praticamos a política. Às vezes, nós só temos o hábito de criticar. Essa foi a oportunidade de vermos o outro lado e participar bem da política”, opinou.

    Para a estudante Taiara Calegaro de Freitas Barbosa, de 17 anos, a visita foi muito importante não só para conhecer a estrutura da Câmara de Vereadores, mas também para compreender como funciona o processo. “Eu vejo que o povo quer uma mudança, mas não sabe exatamente como fazê-la. Muitas vezes, as pessoas não entendem e não conseguem diferenciar o que faz o Legislativo e o Executivo. Dentro da sala de aula, nós debatemos a política em relação à prática e às mudanças, mas não falamos como é a estrutura. Eu vejo esta visita também como um primeiro passo para passar a trabalhar um pouco mais isso nas escolas”, opinou, informando que vai votar nas eleições deste ano e a visita também a ajudou a ter mais conhecimento para poder tomar uma decisão para outubro, já que ela tem a sua intenção de voto para presidente, mas ainda não se decidiu para os demais cargos.

    Além disso, Taiara apontou que a saída também contribuiu para o seu dia a dia e sua vivência, pois gosta de pesquisar e ler sobre política e está envolvida em movimentos sociais. Por fim, a estudante também lembrou que visitou a Câmara de Vereadores quando estudava na Escola Básica Municipal Machado de Assis e o Poder Legislativo municipal ficava dentro do prédio da prefeitura.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB

    Foto: Imprensa CMB