Página principal
08-05-2017

Alunos da EBM Annemarie Techentin acompanham sessão ordinária mirim desta segunda-feira

  • bannermirim08mai17

    A Câmara Mirim realizou, na manhã desta segunda-feira (8), a quinta sessão ordinária do ano. A reunião, que aconteceu no plenário, contou com as presenças do chefe de gabinete da presidência da Câmara de Canoinhas, Helton Schupel Witt; do diretor-adjunto da Escola Básica Municipal Adelaide Starke, Gilberto Valdemiro Pôncio; e da ex-vereadora mirim da Legislatura 2016, Nathaly Ruane Hermann, que utilizaram a Tribuna Livre.

    Os alunos do 8º ano da Escola Básica Municipal Annemarie Techentin, juntamente com a secretária Alessandra Lopes Ferreira, também prestigiaram a sessão. A unidade de ensino é representada, atualmente, pelo parlamentar mirim titular Gustavo Germano Boudort.

    O chefe de gabinete da presidência da Câmara de Canoinhas, Helton Schupel Witt, visitou o Poder Legislativo blumenauense com o objetivo de conhecer o Programa Vereador Mirim de Blumenau para implementar o modelo em sua cidade. Ele veio acompanhar a sessão a pedido do presidente da Câmara de Canoinhas, vereador Wilmar Sudoski.

    “Este trabalho é de suma importância para que jovens aprendam sobre a Câmara Municipal, o papel dos parlamentares e a entender como funciona o processo legislativo. O modelo de Blumenau serve de referência, por isso, tudo que é bem feito, deve ser repetido. Sem dúvidas, nos dias de hoje, em que a política está em descrença, queremos fazer um projeto de respeito e com dedicação para mostrar para Canoinhas e para o Estado que tem como se fazer política séria”, enalteceu, agradecendo a receptividade de Blumenau.

    O diretor-adjunto da Escola Básica Municipal Adelaide Starke, Gilberto Valdemiro Pôncio, ocupou a tribuna livre, na sessão mirim, para divulgar o Projeto “Sustenta Adelaide”, que visa estimular a sustentabilidade no espaço e cotidiano escolar, buscando envolver o maior número de pessoas em ações sustentáveis. Entre as ações pode- se citar a separação de alimentos e resíduos da merenda escolar para fazer a compostagem; a manutenção da horta escolar e do espaço de humanização; a realização de campanhas de coletas de materiais reutilizáveis ou descartáveis para descarte adequado, entre outras.

    “A intenção é atuar em todas as pontas, envolvendo não só os 596 alunos da unidade escolar, mas também seus familiares. Nós vamos movimentando uma série de parceiros internos e externos para fazer a incorporação da sustentabilidade. A nossa escola tem hoje o maior número de crianças com deficiência e entendemos que a sustentabilidade está atrelada com a aceitação a diversidade”.

    A ex-vereadora mirim Nathaly Ruane Hermann, que representou a Escola Básica Municipal Annemarie Techentin, lembrou da sua experiência na Câmara Mirim durante a Legislatura 2016. “Foram muitos momentos inesquecíveis, pois adiquiri muito aprendizado, conhecimento e, acima de tudo, muita responsabilidade. Nada foi fácil, pois temos metas e objetivos a cumprir com prazos estipulados pela coordenação. Eu sempre cumpri minhas metas dentro dos prazos e com o auxílio da equipe tudo se tornou mais fácil. Além disso, conquistei muitos amigos”, recordou, aconselhando que os vereadores mirins aproveitem esta experiância ao máximo, pois o tempo passa rápido.

    Na ocasião, os vereadores mirins utilizaram a tribuna para seus pronunciamentos. Durante a Ordem do Dia, discutiram e votaram os requerimentos de Nºs 29 a 36. Todos foram aprovados.

    Logo após a votação, passou-se à leitura das respostas emitidas pelas autoridades e órgãos respectivos aos requerimentos de Nºs 02, 04 e 09 de 2017, formulados pelos vereadores mirins.

    A próxima sessão ordinária será no dia 22 de maio, às 15h, na Câmara de Vereadores.

    Visita

    Além de acompanharem a sessão, os 13 alunos do 8º ano da Escola Básica Municipal Annemarie Techentin, juntamente com a secretária Alessandra Lopes Ferreira, visitaram a sede da Câmara de Vereadores. A Escola do Legislativo Fritz Müller os condiziu à TV Legislativa, ao gabinete da presidência, a alguns setores administrativos e ao Salão Nobre da Casa. A unidade de ensino é representada, atualmente, pelo parlamentar mirim titular Gustavo Germano Boudort.

    “Este contato dos estudantes com o Poder Legislativo é importante, pois na sala de aula aprendem sobre os Três Poderes, mas se não tiver esta ponte entre a Câmara Mirim e a escola não terá esta aproximação. A unidade escolar tem voz no Programa Vereador Miirm, pois temos um representante que pode vivenciar a política”, enalteceu a secretária, recordando outros alunos que já representaram o educandário na Câmara Mirim.

    Requerimentos aprovados

    Requerimento Nº 29 – De autoria da vereadora mirim Amanda Hillesheim Salm, representante da Escola Básica Municipal Professora Adelaide Starke. O documento pede a reforma do bicicletário da sua escola.

    Requerimento Nº 30 – De autoria da vereadora mirim Bárbara Albino Bennertz, representante do Colégio Castelo. O documento pede a construção de uma travessia elevada na rua dos Caçadores, no bairro Velha, na altura do número 2020.

    Requerimento Nº 31 – De autoria do vereador mirim Marco Antônio Dias da Silva, representante da Escola de Educação Básica Professor João Widemann. O documento pede a colocação de um bueiro no trecho localizado ao lado da sua escola, localizada na rua Dois de Setembro, próximo ao ponto de ônibus.

    Requerimento Nº 32 – De autoria do vereador mirim Bruno Mahle, representante do Colégio Shalom. O documento pede a aquisição de caixas coletoras de lixo residencial e reciclável, substituindo o depósito existente na rua Prefeito Frederico Busch Júnior, no bairro Garcia.

    Requerimento Nº 33 – De autoria da vereadora mirim Ana Carolina Luciani Corrêa, representante da Escola Básica Municipal Machado de Assis. O documento pede a criação de uma campanha que mostre os parques e as academias ao ar livre da cidade e incentive os moradores a irem a esses locais.

    Requerimento Nº 34 – De autoria da vereadora mirim Ana Carolina Luciani Corrêa, representante da Escola Básica Municipal Machado de Assis. O documento solicita o envio à Câmara Mirim de uma listagem dos órgãos municipais e respectivas atividades que são feitas na cidade para auxiliarem as pessoas que sofrem de depressão.

    Requerimento Nº 35 – De autoria do vereador mirim Thomas Otte Corrêa, representante da Escola Barão do Rio Branco. O documento pede a repintura da faixa de pedestres, localizada na esquina com as ruas Nereu Ramos e Pastor Stutzer.

    Requerimento Nº 36 – De autoria do vereador mirim Gustavo Westphal Antunes, representante da Escola Básica Municipal Lore Sita Bollmann. O documento pede o calçamento da rua Valter Knaesel, no bairro Itoupava Central, onde está localizada a sua escola.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa CMB