Página principal
09-04-2019

Alunas do Espaço Maker que vão participar do maior torneio de robótica do mundo ocupam a Tribuna Livre

  • tribuna9abril19_1

    No início da sessão ordinária desta terça-feira (09) as estudantes de robótica do Espaço de Educação Maker do Sesi, Amanda Stroher e Ana Laura Soethe Chagas, ocuparam a tribuna livre para falar da participação da equipe Techmaker no World Festival da First Lego League, nos Estados Unidos.

    Amanda explicou que a equipe representa do Espaço Maker em competições nacionais e internacionais. Disse que o grupo é composto por seis alunos do ensino médio de escolas particulares e públicas de Blumenau, e que vai representar o Brasil, no Texas, onde estarão mais de 5 mil estudantes de todo o mundo.

    tribuna9abril19_2

    Ana Laura explicou que em cada torneio os estudantes precisam projetar e construir robôs que devem realizar quatro tarefas. Uma delas é o Desafio do Robô, quando os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões. “Durante as tarefas o robô precisa capturar, transportar, ativar ou entregar objetos na mesa de competição”, assinalou.

    Os robôs também são avaliados na categoria Design do Robô. Os times podem utilizar sensores de movimento, cor, toque, controladores e motores. Os juízes levam tudo isso em consideração, além da estratégia e programação.

    Conta pontos ainda o Projeto de Pesquisa com uma solução inovadora para ser utilizada pelos astronautas em órbita. A solução deve ser compartilhada com os outros competidores e será avaliada pelos juízes. Por fim, na categoria Core Values, os estudantes precisam mostrar que sabem trabalhar em equipe.

    Amanda destacou que o aplicativo desenvolvido pelos alunos de Blumenau tem intenção de “ajudar a gerenciar as emoções, manter o foco, desempenho e saúde mental de astronautas no espaço”. Pediu que os parlamentares e a comunidade torçam pelos alunos que estarão representando a cidade e o país durante a viagem.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB